Plástico – prejudicial ou ecológico?

Os plásticos, apesar de terem trazido grandes avanços para a humanidade, também vem trazido sérias preocupações. O material é, hoje, excessivamente abundante e pode estar se tornando um inimigo invisível para a vida no planeta. Invisível porque seus efeitos ainda estão sob estudos e são difíceis de serem analisados isoladamente, apesar de seu uso já ser difundido há décadas. Toneladas do material ainda não tem encaminhamento após o final de seu ciclo de vida (como a reciclagem, por exemplo) e acumulam-se sobre a superfície terrestre, muitos de seus componentes já estão presentes em nossos organismos, nos dos animais, nas plantas que ingerimos e na água que bebemos.

A indústria plástica ainda envolve uma gama de substâncias consideradas perigosas por órgãos de saúde, tais como: dioxinas (presentes no PVC), parabenos, bisfenol A (presente no PET, nas resinas epoxi e no policarbonato), bisfenóis policlorinados e ftalatos (ambos presentes no PVC),entre outros. O perigo destes componentes é sua capacidade de penetrar nos organismos vivos e causar contaminação sistêmica.

Felizmente, existe preocupação com o futuro do uso dos plásticos e no Brasil já foi inventado o primeiro plástico verde, isento de substâncias prejudiciais. O plástico verde é fabricado a partir do etanol da cana de açúcar, e 100% baseado em mateira prima renovável. Com esta tecnologia é possivel absorver o CO² da atmosfera e transformá-lo em plástico. Além dos aspectos ambientais, o plástico verde possui propriedades idênticas às do plástico tradicional e tem aplicação em mercados como o automobilístico, indústria de brinquedos, embalagens para alimentos e produtos de higiene , entre outras.

Para saber mais sobre plásticos na indústria da construção acesse nosso site e veja o artigo sobre plásticos, que faz parte da nossa apostila sobre materiais de construção e sustentabilidade.

Um artigo da rede Permear explica de forma cautelosa os efeitos de alguns elementos provindos dos plásticos:
http://www.permear.org.br/2007/11/13/os-perigos-do-plastico-para-nossa-vida/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s