Plantas nativas para paisagismo ecológico – arbustos

Já que nomeamos uma série de plantas invasoras que devem ser evitadas no paisagismo, segue uma listagem de algumas plantas nativas do Brasil que devem ser utilizadas em nossos jardins:

Helicônias: O Brasil possui várias espécies de Helicônias, plantas com grande valor ornamental muito utilizadas no paisagismo atual.

Xaxim: arbusto em perigo de extinção, sua extração para feitio de vasos e substrato causou ameça para a espécie. Sua utilização no paisagismo é muito interessante. Além de sua beleza singular, serve de suporte e substrato para as mais diversas plantas epífitas, como orquídeas, bromélias e outras samambaias através dos vasos de xaxim, placas, fibras ou pedaços.

Manacá de Cheiro: espécie com valor ornamental pela presença de flores e cheiro agradável. Parece-se com a quaresmeira, mas tem porte reduzido.

Bromélias: o Brasil possui mais de 30 espécies de bromélias, em diversas cores e formatos, podendo ser amplamente utilizada no paisagismo ecológico por atrair pássaros e insetos.

Em breve postaremos mais espécies!

Anúncios

Um comentário sobre “Plantas nativas para paisagismo ecológico – arbustos

  1. Muito interessante. Burle Marx foi bastante engajado nas espécies nativas, inclusive nos mostrando inúmeras possibilidades. Em nosso quintal, plantamos um manacá de cheiro. Quando crescer ficará lindo. Infelizmente, não tive a mesma sorte com as bromélias: os cachorros as comeram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s