Eco atitude do dia – dia 15

O frio chegando cada vez mais forte dá vontade de comer coisas quentinhas e aconchegantes. Hoje no blog vamos falar de alimentação, vai ter até receita! E a dica é: comer menos carne! Não quero dizer que precisamos ser vegetarianos, mas se comêssemos menos carne, haveria menos fome no mundo e reduziríamos muitos impactos ambientais, sabia?

Sim, os rebanhos de animais consomem água, solo e poluem o ar com metano. Para produzir 1 quilo de carne, gastam-se 43.000 litros de água! Um terço dos grãos produduzidos no mundo (com monocultura intensiva e degradante) alimentam as vacas e não seres humanos! Imagina se pelo menos na metade deste solo fossem cultivados vegetais orgânicos para os seres humanos. Num mundo vegetariano haveria lavouras mais diversificadas e teríamos muito mais recursos para combater a fome. A pecuária ainda ocupa um quarto do território mundial e os gases produzidos pelas vacas são o principal causador do efeito estufa. (Fonte: revista Super Interessante).

Na média, um brasileiro come de 3 a 4 quilos de carne bovina por mês. Precisamos comer tudo isso? Não, nosso corpo sobrevive muitíssimo bem com bem menos carne, até melhor. Se reduzirmos para 500g de carne por mês, ou seja, um bife por semana, reduziríamos em 80% os impactos.

Bom, então a dica é essa: sopa de Abóbora orgânica, Mandioquinha e folhas de Ora Pro Nobis, que é considerada quase uma carne devido ao seu alto valor proteico!

Refoguei e cozinhei tudo, no final juntei aveia em flocos finos e bati no liquidificador para ter uma sopa cremosa. Para temperar usei: sal, alho Porró, e mistura de temperos Massala Vata, indicado, segundo a Ayurveda, para meu biotipo (veja aqui qual o seu). A mistura de temperos é certificada como orgânica e é produzida por um cliente Ecodhome, o centro Trysamia:

Tempero Vata

Anúncios

2 comentários sobre “Eco atitude do dia – dia 15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s