Eco atitude do dia – dia 36

Hoje voltamos para mais dicas na cozinha, incluindo receitas sustentáveis. O objetivo é diminuir o lixo, portando a eco dica é aproveitar ao máximo o alimento, inclusive cascas, sementes, talos etc. As dicas são:

– Para aproveitar frutas que já estão “passando do ponto” faça sucos batidos com a fruta inteira (inclusive a casca) ou salada de frutas com as partes aproveitáveis, assim você não joga tudo fora;
– Procure fazer saladas com verduras e sementes diferentes, por ex: folhas e talos de beterraba, folhas de mostarda e folhas de rabanete são comestíveis. Use algumas sementes de abóbora secas e trituradas para dar crocância! A semente de abóbora é rica em nutrientes, como magnésio e zinco, minerais que possuem excelentes propriedades para saúde.
– Faça geléias ou bolos com casca de frutas!

Com o objetivo de disseminar o aproveitamento integral dos alimentos e incentivar a prática da sustentabilidade pela alta gastronomia, a ONG Banco de Alimentos em parceria com a Editora CookLovers lançaram o livro Gourmet & Sustentável: Cozinhando com as partes não convencionais dos alimentos:

No livro encontramos, entre várias receitas, esta aqui, que além de ser boa é mais saudável que a original, pois tem fibras, vitamina C e potássio:

BRIGADEIRO SUSTENTÁVEL E SAUDÁVEL

Ingredientes: uma lata de leite condensado; uma colher de sopa de manteiga sem sal; quatro colheres de sopa de chocolate em pó; casca de três bananas picadinha; uma colher de sopa de farinha de trigo; chocolate granulado a gosto.

Passo 1
Higienize as cascas de banana em solução de hipoclorito de sódio.

Passo 2
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Passo 3
Coloque a mistura em uma panela média e leve ao fogo; mexa até que o brigadeiro solte do fundo da panela.

Rendimento: 20 porções.


(fonte aqui)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s