Eco atitude do dia – dia 40

Hoje, fiquei sem carro e, no meio de um grande engarrafamento em Floripa, fiquei pensando que precisamos mesmo mudar nossos métodos de transporte, por que não temos um transporte público decente? Pelo menos não aqui em Floripa…
Bom, se você mora numa cidade com facilidade para o transporte público, aí vai a eco atitude do dia: vá de ônibus ou de carona! Programe seu dia e procure limitar o transporte e combinar com as pessoas do seu trabalho ou estudo para irem juntas no mesmo veículo.

O transporte de pessoas e de mercadorias é um dos maiores impactos ambientais da nossa sociedade sabia?
Sim, os impactos são grandes e envolvem os seguintes fatores:

  • A fabricação de veículos é poluente, são consumidos muitos produtos químicos e derivados de petróleo, além do alto custo energético. Sabe aquele cheirinho de carro novo? São os compostos orgânicos voláteis, poluentes de alto grau de toxicidade.
  • Os impactos também atingem o ambiente natural onde são construídas estradas e outras vias que literalmente cortam ecossistemas e necessitam de constante manutenção. Sua construção e manutenção geram grandes movimentações de terra, impermeabilizam o solo, prejudicam a circulação da fauna nas áreas rurais, etc.
  • Todos os meios de transporte atuais são poluentes, é por isso que, ao selecionarmos um produto para a construção sustentável indicamos sempre os mais próximos da obra (isto, inclusive é pré-requisito de certificações verdes). os meios de transporte ainda possuem um alto consumo energético e a consequente geração de gases poluentes, incluindo gás carbônico, enxofre, metais pesados, etc.

Quer saber quanto seu transporte emite? Acesse o site da INICIATIVA VERDE

Algumas ideias muito boas para o transporte público mais eficiente vêm sendo aplicadas em muitos locais do mundo, inclusive esta aqui:

ponto de onibus verde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s